terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Espanha Eurocopa 2004


Espanha Eurocopa 2004

Em pé: Juanito, Casillas, Helguera, Albelda, Xabi Alonso e Fernando Torres;
Agachados:  Joaquin, Vicente, Raúl, Raul Bravo e Puyol.

Time da Espanha derrotado por Portugal na Euro-04; mais um exemplar da Fúria que fracassou em competições importantes do futebol mundial. A seleção espanhola foi eliminada já na primeira fase, com vitória sobre a Rússia, empate com os gregos, e a derrota para os portugueses, resultado que a eliminou da disputa do título europeu.
E como são rápidas as mudanças no futebol!!!
4 anos depois, estava o capitão Iker Casillas levantando o troféu da Euro 2008, e como se não bastasse, o Mundial da África do Sul (2010) também foi pra eles.
Essa transformação meteórica dos espanhóis, apesar de que já vinham tendo bons times a algum tempo, me leva a crer que, ironicamente falando, Raúl, talentoso atacante que fez história no Real Madrid, era uma verdadeira "âncora"!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Barcelona Campeão Espanhol 1992-93



Barcelona Campeão Espanhol 1991-92

Elenco do Barcelona campeão espanhol da temporada 1991-92, na qual o Barça conquistou pela primeira vez a Champions League. Essa equipe contava com verdadeiros "craques" da arte de jogar futebol, e que ainda recebeu a chegada do baixinho Romário na temporada 1993-94 para deixar ainda mais espetacular o time do técnico, e também craque... Johan Cruijff; que é uma "mala sem alça", mas é um dos gênios da história desse esporte. E foi responsável por criar, e também acabar aos poucos, com o chamado "Dream Team" do futebol mundial.

Destaque para esses grandes jogadores:
Andoni Zubizarreta - Um dos melhores goleiros da história e jogador que mais vezes jogou na seleção espanhola.
Ronald Koeman - Zagueiro artilheiro, foi o autor do gol do título da Champions na temporada anterior (92-93), além de ter sido campeão da Euro-88 pela Holanda.
Josep Guardiola - Primeiramente volante, Guardiola jogou por 11 anos na equipe catalã, onde após alguns anos se tornou zagueiro, e capitão. Hoje, faz história como treinador do clube.
Michael Laudrup - Maior jogador da história da Dinamarca, Laudrup jogava o "fino da bola", jogou muito contra o Brasil na Copa de 98, e foi o maestro do Barcelona; ao lado de outro jogadoraço...
Hristo Stoichkov - Também melhor jogador da história de seu país, o búlgaro Stoichkov foi o grande parceiro do baixinho Romário no Barça, além de ter levado nas costas o seu pequeno país à semi-final do Mundial dos Estados Unidos (94). Jogava muito esse cara!!!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Paulistano Campeão Paulista 1905


Paulistano Campeão Paulistano 1905

Como homenagem ao Campeonato Paulista, mais antigo torneio de futebol do nosso país, que tem seu início hoje, o blog traz o Club Athletico Paulistano, que é o 5º maior vencedor da história do certame com 10 títulos e 1º campeão, em 1902. Único Tetra-campeão da história do Paulistão (1916, 17, 18 e 19), o Paulistano teve como ídolo máximo Arthur Friedenreich, o maior jogador da época do amadorismo no futebol brasileiro.

Foto: Relíquias do Futebol

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bulgária Copa do Mundo 1994


Bulgária Copa do Mundo 1994

Em pé: Sirakov, Ivanov, Lechkov, Mihaylov, Yankov e Kostadinov;
Agachados: Hubchev, Balakov, Stoichkov, Kremenliev e Tsvetanov

Time da Bulgária que enfrentou e venceu a Argentina por 2 a 0 em partida válida pelo Grupo D da Copa do Mundo 1994 (Estados Unidos). Gols de Stoichkov e Sirakov, ambos no segundo tempo da partida. Após a derrota na estréia para a Nigéria (0-3) e vitória contra os gregos na segunda partida (4-0), os búlgaros se classificaram para as oitavas-de-final com essa vitória frente aos hermanos, e por consequência, os eliminaram do Mundial. A melhor campanha desse país do leste europeu em Copas, com um surpreendente 4º lugar, ainda teve a vitória sobre a "gigante" Alemanha; resultado esse que garantiu a vaga à semi-final, fase em que a tradição prevaleceu frente as "zebras". Vitórias de Itália e Brasil frente a própria Bulgária, e a Suécia. Esse time tinha como principal jogador o "cracaço de bola", Stoichkov; O grande parceiro de Romário nos tempos de Barcelona. Outros jogadores também ganharam destaques e jogaram em grandes clubes da Europa, como: os atacantes Kostadinov (Porto e Bayer de Munique) e Lechkov (Olympique) , e o meia Balakov (Stuttgart).

Argentina 0 x  2 Bulgária

Local: Cotton Bowl, em Dallas
Árbitro: Neji Jouini (TUN)Assistentes:Tapio Yli-Karro (FIN) e El-Jilali Mohamed Rharib (MAR)
Cartões Amarelos: Stoichkov, Yankov, Tzvetanov, Ivanov e Balakov (BUL); Ruggeri, Rodriguez e Batistuta (ARG)
Cartão Vermelho: Tzvetanov (BUL)
Público: 63.998 pessoas
Gols: Stoichkov (BUL) 16min do 1º tempo; Sirakov (BUL) 45min do 2º tempo


Argentina

Islas; Diaz, Caceres, Ruggeri e Chamot; Redondo, Simeone e Rodriguez (Medina Bello); Caniggia (Ortega), Batistuta e Balbo.
Técnico: Alfio Basile

Bulgária

Mihailov; Kremenljev, Ivanov, Houbtchev e Tzvetanov; Yankov, Letchkov (Borimirov), Sirakov e Balakov; Stoichkov e Kostadinov (Kiriakov).
Técnico: Dimitar Penev

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Benfica Campeão Português 1971-72


Benfica Campeão Português 1971-72

Em pé: Adolfo, Humberto, Artur, Martines, Zecca e Henrique;
Agachados: Graça, Nene, Jordão e Eusébio.

Destaque é claro para o Eusébio, artilheiro dessa temporada do campeonato português com 27 gols e maior jogador da história do futebol português. O "Pantera Negra" foi o carrasco do Brasil na Copa de 66, em que marcou 2 gols na vitória lusa por 3 a 1, resultado esse que eliminou a seleção brasileira do Mundial, além de ter sido o goleador máximo da Copa, com 9 gols, ao lado do alemão Helmut Haller

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ponte Preta Campeonato Paulista 2001


Ponte Preta Campeonato Paulista 2001

Em pé: Dionísio, Luciano Almeida, Rodrigo, Ronaldão e Lauro;
Agachados: Macedo, Marco Aurélio, Washington, Mineiro, Carlos Alexandre e Fabinho.

Obs: Lauro, Luciano Almeida e Dionísio jogaram a 1º partida da semi-final por contusão ou suspensão dos titulares: Alexandre, Elivélton e Piá

Talvez o último grande ano da Ponte Preta, em 2001 a Macaca chegou as semi-finais do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, sendo eliminada, respectivamente por Botafogo-RP e Corinthians. No Campeonato Paulista o clube acabou a primeira fase em 1º lugar, enfrentando assim o 4º colocado, Botafogo de Ribeirão. No primeiro duelo, em Ribeirão Preto, 2 a 1 para os mandantes. E na volta, em pleno Majestoso, empate em 3 a 3, e a Ponte mais uma vez dava adeus ao sonho do título paulista.


A Ponte tinha uma equipe muito boa, que revelou, ou confirmou bons nomes para o futebol brasileiro, como: os goleiros Alexandre (com passagem pelo Cruzeiro) e Lauro (Internacional e Cruzeiro), o zagueiro Rodrigo (São Paulo e Grêmio), os volantes Mineiro (São Paulo e Chelsea) Fabinho (Internacional e Fluminense), e o atacante Washington (São Paulo, Fluminense e Atlético-PR). Além de veteranos com grande história e conquista de títulos em grandes equipes: Elivélton (São Paulo, Cruzeiro,...), Ronaldão (São Paulo, Flamengo, Santos,..) e Macedo (São Paulo, Santos, Coritiba)


BOTAFOGO-RP 2 x 1 PONTE PRETA

Campeonato: Semi-final do Campeonato Paulista 2001
Estádio: Santa Cruz
Árbitro: Alfredo dos Santos Loebeling
Gols: Douglas (1-0), Fabinho (1-1) e Augusto (2-1)

BOTAFOGO-RP: Doni, Rogério, Bell, Augusto e Gustavinho; Cris, Douglas, Luciano Ratinho e Jadilson (Toinzé); Leandro (Júnior) e Robert (Gauchinho). Técnico: Lori Sandri

PONTE PRETA: Lauro; Carlos Alexandre (Adrianinho), Rodrigo, Ronaldão e Luciano; Mineiro, Fabinho, Marco Aurelio (Delmer) e Dionísio; Washington e Macedo. Técnico: Nelsinho Baptista