quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sampdoria Vice-Campeã Champions League 1991-92



Sampdoria Vice-Campeã Champions League 1991-92


Em pé: Katanec, Pagliuca, Lanna, Lombardo, Cerezo e Mancini;
Agachados: Vierchowod, Mannini, Bonetti, Vialli e Pari.

No templo do futebol inglês, chamado Wembley, Barcelona e Sampdoria fizeram a final da Champions League 1991-92. Vitória do Barça, por 1 a 0, gol de Ronald Koeman na prorrogação. Grande equipe esta da Samp, que protagonizou a melhor colocação do clube na história da competição continental. Destaque para o goleiro Pagliuca, titular da Copa de 94; Para Vialli, Mancini e Vierchowod, que juntos com o mesmo Pagliuca, fizeram parte do grupo italiano na Copa de 90; e é claro, Toninho Cerezo, "jogadoraço" que no mesmo ano, seria Campeão do Mundo, pelo São Paulo, contra o mesmo Barcelona.

França Torneio da França 1998


França Torneio da França 1998

Data: 03.06.1997

Competição: Torneio da França
País: Lyon, França
Estádio: Gerland
Árbitro: M. Kim Milton Nielsen [Dinamarca]
Gols: Roberto Carlos (21') ,  Keller (59')

Brasil: Taffarel, Cafu, Célio Silva, Aldair (Gonçalves 87'), Roberto Carlos, Dunga, Mauro Silva, Leonardo, Giovanni (Djalminha 72'), Romário (Paulo Nunes 79'), Ronaldo.

França: Barthez, Candela, Blanc, Desailly (Thuram, 65'), Lizarazu, Karembeu (Vieira, 14'), Deschamps, Ba, Zidane, Pires (Keller, 46'), Maurice.

Prévia da Final da Copa da França, essa partida do Torneio da França-97 ficou mais conhecida pelo belíssimo gol de falta do Roberto Carlos. O Brasil, além do empate contra os franceses, empatou também com a Itália, e venceu a Inglaterra. Dos 26 jogadores que partiparam da partida, 15 participaram também da decisão do Mundial do ano seguinte. 7 pelo lado brasileiro e 8 pelos francês.
Não é preciso falar muito sobre a equipe francesa. Tinha um Gênio (Zidane), e muitos bons jogadores (Desailly, Deschamps, Blanc, Pires, Vieira, Thuram).

domingo, 18 de abril de 2010

Atlético Mineiro Campeão Mineiro 1978


Atlético Campeão Mineiro 1978

Em pé: João Leite, Toninho Cerezo, Vantuir, Márcio, Alvez e Valdemir;
Agachados: Marinho, Ângelo, Reinaldo, Paulo Isidoro e Ziza.

Início da hegemonia do Galo no Campeonato Mineiro, que chegou ao hexacampeonato em 1983.
Mesmo tendo o desfalque do craque Reinaldo durante o campeonato, o Atlético confirmou o título em uma vitória sobre o Valério por 2 a 0.

Além dessa sequência de títulos mineiros, essa grande equipe atleticana chegou a dois vices-campeonatos brasileiros (77 e 80), perdendo nas finais para São Paulo e Flamengo, respectivamente. E cedeu a seleção brasileira Reinaldo (Copa-78), Toninho Cerezo e Paulo Isidoro (Copa-82), e, Éder e Luizinho (Copa 82), que se juntaram a esse time nos anos seguintes.

Foto: Posters de Times Campeões

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lyon Vice-Campeão Francês 2000-01


Lyon Vice-Campeão Francês 2000-01


Em pé: Coupet, Bak, Chanelet, Sonny Anderson, Laville e Dhorasoo;
Agachados: Marlet, Blanc, Laigle, Violeau e Malbranque.

Equipe do Lyon da temporada 2000-01,  base do time que conquistou 7 títulos seguidos do Campeonato Francês (2001-02 a 2007-08). Destaque para o brasileiro Sonny Anderson (bom atacante, porém sem tanto destaque na nossa seleção), e ao goleiro Coupet (eterno reserva do Barthez na seleção francesa, apesar de ser "mais goleiro").

Uruguai Eliminatórias Copa do Mundo 2002



Uruguai Eliminatórias Copa do Mundo 2002


Em pé: Lembo, Dario Silva, Fabian Carini, De los Santos e Paolo Montero;
Agachados: Olivera, Alvaro Recoba, Romero, Pablo Garcia, Gianni Guigou, Washington Tais.

Equipe uruguaia postada antes do empate em 1 a 1 frente ao Equador, no Estádio Nacional de Quito.

Boa seleção, mas que não conseguiu passar da primeira fase da Copa da Coréia do Sul/Japão. Contava com bons jogadores, como o goleiro Carini (atualmente no Atlético-Mg), que poderia ter tido uma carreira de maior destaque no futebol europeu, se não tivesse ficado tanto tempo na reserva da Juventus; Paolo Montero, ídolo e capitão da mesma Juventus por muitos anos; Dario Silva, bom atacante, rápido, que inclusive fez o gol do empate uruguaio contra o Brasil, no Maracanã, pela mesma eliminatória. E que em 2006, infelizmente perdeu parte da perna esquerda, após sofrer um acidente de carro; e Recoba, o craque da equipe, mas que nunca conseguiu corresponder as expectativas acerca do seu futebol, tanto na Inter de Milão, quanto na seleção.

Foto: Revista Kicker 

América-RN Campeão Potiguar 1982


América-RN Campeão Potiguar 1982


Em pé: Saraiva, Lúcio, Ivan, Rafael, Baltazar e Vassil;
Agachados: Curió, Ailton, Silva, Gílson e Severino.

Tetra-campeonato do América, invicto, o Dragão venceu os 3 turnos do Campeonato Potiguar, sem maiores dificuldades.

Foto: MemorialdoDragão.blogspot.com

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ponte Preta: Despedida Melancólica


Mogi Mirim 1 x 0 Ponte Preta

Em um jogo fraquíssimo, e sem demonstrar a menor gana de vencer, a Macaquinha terminou a primeira fase do Campeonato Paulista se arrastando. Depois de fracassar em casa contra equipes muito fracas, que lutavam para fugir do rebaixamento, como: Sertãozinho, Oeste e mais recentemente, Mirassol; a equipe campineira foi a Mogi "cumprir tabela", como bem diz o futebolês.
Sem brilho algum, Ponte e Mogi fizeram uma partida preguiçosa, que só foi alterada no gol do time da casa, já aos 35 da etapa complementar. O que poderia ser um prêmio de consolação, a classificação para o Torneio do Interior, parece não animar a Ponte Preta e os seus torcedores.

Hoje, como pontepretano, não tenho confiança em boa campanha no Brasileiro da Série B. Vejo um clube sem ambições, que peca pela mesmice que acompanha o futebol brasileiro, como trocar de treinador a cada má campanha. O problema da Ponte Preta não era o Sérgio Guedes, e sim ter um elenco fraco.
Quando se encontra jogadores de boa qualidade, como o chileno Renato Gonzáles, o zagueiro Diego e o meia Tinga, o que acontece? Acontece outra situação que já estamos acostumados a ver. O jogador se destaca, e os times grandes "crescem os olhos" pra cima deles, nada mais natural. O volante Tinga, modéstia parte, já demonstrava (e já me chamava a atenção), na Copa São Paulo de Juniores de 2009, o bom futebol que encantou a imprensa paulistana na vitória sobre o Palmeiras, no Palestra Itália. E que chamou a atenção até de Rogério Ceni (fato que talvez só os jornalistas de Campinas saibam), na derrota para o São Paulo no Majestoso.

Pois é, o Tinga muito provavelmente, não começa o Campeonato Brasileiro pela Ponte. Santos, Palmeiras e Internacional, são os prováveis destinos do garoto de apenas 19 anos. Como sofredores que somos, pontepretanos, somos vacinados quanto a essas coisas do futebol. E seguimos cantando... POOOONTEEEEEEEEE.........

Gustavo Teixeira


Texto postado no excelente blog Corneta Clube.
Link do post: http://cornetaclube.blogspot.com/2010/04/ponte-preta-despedida-melancolica.html


FICHA TÉCNICA

Local: Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, em Mogi Mirim-SP.
Renda: R$ 8.759,00
Público: 387 pagantes
Árbitro: Élcio Paschoal Borborema
Cartões amarelos: Galiardo (Ponte) e Ricardo Oliveira (Mogi Mirim)
Cartão vermelho: Deda (Ponte)
Gol: Fernando Gabriel, aos 35 minutos do segundo tempo.

Mogi Mirim
Alex Alves; Niel (Éverton), Audálio, Anderson e Raí; Ricardo Oliveira, Baraka, Luís Mário (Fernando Gabriel) e Elias; Zulu (Marcelo) e Geovane.
Técnico: José Carlos Serrão.

Ponte Preta
Eduardo Martini; André Rocha, Guilherme, Léo Oliveira (Evaldo) e Vicente; Deda, Galiardo (Marcos Rocha), Pirão e Renato González; Marcelo Soares (Daniel Costa) e Finazzi.
Técnico: Carlos Gallo (interino).

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Camarões - Grupo E


Camarões Eliminatórias Copa do Mundo 2010


Em pé: Andre Bikey, Achille Webo, Modeste Mbami, Atchoyi Somen, Samuel Eto"o, Idriss Kameni e Rigobert Song;
Agachados: Geremi, Daniel Kome, Jean Makoun e Benoit Assou-Ekotto.

Opinião do Blog: Também voltando aos Mundiais, após a ausência da Copa da Alemanha, a seleção camaronesa vem decepcionando nas Copas desde 94. Teve como melhor participação as quartas-de-final da Copa da Itália-90. Kameni é um bom goleiro, Geremi e o zagueiro Song são muito experientes, e conta com - na minha modesta opinião - uma craque de bola chamado Samuel Eto'o, e sobre recaem todas as esperanças de uma classificação à segunda fase. Será uma grande disputa com Japão e Dinamarca para tal.

Japão - Grupo E


Japão Eliminatórias Copa do Mundo 2010


Em pé: Seigo Narazaki, Yuki Abe, Yuji Nakazawa, Shunsuke Nakamura, Marcus Tulio e Yasuyuki Konno;
Agachados: Hideo Hashimoto, Shinji Okazaki, Atsuto Uchida, Kengo Nakamura e Keiji Tamada.

Opinião do Blog: Sem contar com a força da torcida, o que ocorreu na Copa de 2002, o Japão não deve repetir as classificações à segunda fase de 2002 e 2006. Não tem um craque como tem Camarões (Eto'o), e não conta com a experiência dinamarquesa. Tem bons jogadores, como o meia Nakamura (Espanyol) e o atacante Honda (CSKA Moscou), o que talvez não seja suficiente para uma boa campanha na África do Sul.

Dinamarca - Grupo E


Dinamarca - Eliminatórias Copa do Mundo 2010

Em pé: Sorensen, Simon Kjaer, Nicklas Bendtner, Jon Dahl Tomasson, Anders Moller-Christensen e William Kvist.;
Agachados: Martin Jorgensen, Christian Poulsen, Rommedahl, Lars Jacobsen e Jakob Polsen

Opinião do Blog: Com alguns remanescentes da Copa de 2002 - Tomasson, Rommedahl e Sorensen -, a Dinamarca volta aos Campeonatos Mundiais após a ausência da última Copa. Longe de ser comparada a "Dinamáquina" de 86, a seleção escandinava deve disputar a segunda posição de seu grupo contando com os gols de Bendtner. Tirando o goleador do Arsenal, a Dinamarca carece de talento, o que pode fazer a diferença, principalmente se conseguir passar a segunda fase.

Holanda - Grupo E


Holanda - Eliminatórias Copa do Mundo 2010


Em pé: Stekelenburg, Heitinga, Mathijsen, Dirk Kuyt, Van Bommel e Robin van Persie;
Agachados: Eljero Elia, De Jong, Van der Wiel, Giovanni van Bronckhorst e Rafael van der Vaart.

Opinião do Blog: A Laranja Mecânica chega ao Mundial da África do Sul invicta desde setembro de 2008. Tem jogadores de meio e ataque muito talentosos, como: Sneijder - que está jogando muita bola -, Van der Vaart, Robben e Van Persie. Se deixar de lado o velho estigma de "pipocar" em Campeonatos Mundiais, vai dar trabalho as grandes seleções. Mesmo estando em um dos grupos mais equilibrados, deve passar com facilidade à segunda fase. E se levarmos em conta apenas os nomes, a Holanda chegará ao menos as quartas de final. Pena para eles que o goleiraço Van der Sar não quer mais jogar na seleção, pois esse pega muito e é um dos melhores goleiros que vi. 

terça-feira, 6 de abril de 2010

Washington é titular do São Paulo


Washington é titular do São Paulo


Foi só o São Paulo golear o Botafogo de Ribeirão no domingo, com Dagoberto e Fernandinho no ataque, para alguns dizerem que o problema da lentidão na equipe do São Paulo estava resolvido. Mas ora, a dois jogos atrás, no jogo contra o Bragantino, o problema foi a falta do Washington. O centroavante grandalhão é titular do São Paulo. Falta de velocidade da equipe tricolor acontece na transição do meio para o ataque. Com 4 bons jogadores no meio-campo (Rodrigo Souto, Hernanes, Léo Lima e Cléber Santana), mas sem nenhum deles ter essa característica de dar velocidade a saída de jogo, o São Paulo se tornou moroso, previsível. Se Marlos, pelo bom futebol apresentado no domigo, merece uma chance entre os titulares, ótimo. Mas a alteração a ser feita é no meio, entrando no lugar de um dos quatro jogadores acima. E Dagoberto e Fernandinho brigarão entre si pela segunda vaga no ataque. Pelos gols que já fez no ano passado, e também nesse ano, Washington, o "Coração Valente, ou o "Mega Massa", como diz o jornalista de Campinas Carlos Baptista, é titularíssimo do São Paulo.

Atlético de Madrid Campeão Espanhol 1972-73



Atlético de Madrid Campeão Espanhol 1972-73

Em pé: Melo, Iglesias, Quique, Pacheco, Adelardo e Benegas;
Agachados: Ufarte, Luis, Gárate, Irureta e Alberto.

8º título espanhol da história do Atlético de Madrid, a conquista deu a equipe o direito de disputar a Copa dos Campeões (hoje Champions League) no ano seguinte. Copa dos Campeões esta que teve como ganhador o Bayern de Munique, de Beckenbauer, e que abriu mão da disputa intercontinental contra o Independiente. Em seu lugar, o vice Atlético perdeu a primeira partida na Argentina por 1 a 0, mas venceu na volta por 2 a 0, e se sagrou Campeão Mundial sem ter vencido o torneio europeu. Destaque para Ufarte (que jogou por Corinthians e Flamengo), Adelardo (estes dois jogaram a Copa de 66 pela Espanha) e Luis, mais conhecido hoje como Luis Aragonés, que na conquista mundial em 74 já era o treinador da equipe.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Roberto Carlos na seleção brasileira?!




Pela primeira vez neste blog, dedico um post para "apenas" opinar, deixando um pouco de lado os meus pôsters, imagens de futebol em geral. Contagiado pelo que ouço e vejo nos muitos programas esportivos do nosso país, também me sinto no direito de divulgar minhas opiniões a respeito do que acontece no nosso esporte bretão. Espero ter o retorno dos visitantes deste humide blog, com suas visões sobre o que escrevo.

Então... para começar, um assunto que começa a ganhar força entre os "entendidos" do futebol. Hoje pela manhã no programa Redação Sportv, o apresentador e bom jornalista André Rizek, com a participação do repórter Carlos Cereto (de quem sou fã) e do também - agora - apresentador Alex Escobar, levantaram a discussão. Roberto Carlos está merecendo a convocação para a Copa da Àfrica?

Entre eles, prevaleceu a opinião de que o lateral-esquerdo corinthiano está sim, jogando futebol suficiente para tal e se apresenta em plena forma física, apesar de seus próximos 37 anos (no dia 10 de abril). Para mim, está mais do que clara a oportunidade que se apresenta ao Roberto Carlos. Além da sua performance ter melhorado e muito nos últimos 4, 5 jogos pelo Corinthians, o seu condicionamento físico, sua história pela seleção, e principalmente, a dificuldade dos laterais convocados até agora pelo técnico Dunga em se estabelecerem com a camisa 6, abrem as portas de mais uma Copa do Mundo para o penta-campeão mundial. É válido lembrar que dos últimos convocados, Michel Bastos, Gilberto, André Santos, nenhum está atuando em seu clubes na lateral-esquerda. Michel e Gilberto são meias, no Lyon e no Cruzeiro, respectivamente, e André é ala no Fenerbache.

Resta também, torcer para que o treinador da seleção esteja acompanhando os campeonatos estaduais, e não enxergue o Roberto Carlos com preconceito, por ser remanescente e um dos líderes da seleção brasileira na Copa da Alemanha.

Este rélez blogueiro espera o comentário de todos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Santos Campeonato Brasileiro 1999


Santos Campeonato Brasileiro 1999


Em pé: Andrei, Élson, Cláudio, Narciso, Gustavo Nery e Zetti;
Agachados: Rodrigão, Lúcio, Michel, Eduardo Marques e Dodô.

Time do Santos que disputou o Campeonato Brasileiro de 1999. Bom time, mas que não conseguiu avançar a segunda fase do Brasileirão. Contava com experientes jogadores como, Zetti, Narciso e Élson, mas também com jovens valores, Dodô, Gustavo Nery, Rodrigão.
Eu vi essa equipe jogar aqui no Moisés Lucarelli. Vitória da Macaca por 2 a 0, gols do meia Piá "El Matador" e do volante Vaguinho. E o Dodô, craque da equipe na época, apesar de já ter o grande talento reconhecido por todos, não jogou nada e quase não pegou na bola.

Foto: Revista Placar

Olímpico de Munique






Estádio Olímpico de Munique

Nome: Olympiastadion
Local: Munique, Baviera
Inauguração: 26 de Maio de 1972
Proprietário: Governo do Estado da Baviera
Capacidade: 69.250 espectadores
Primeira partida: Alemanha Ocidental x União Soviética
Primeiro Gol: Gerd Muller



O Estádo Olímpico de Munique foi construído para os Jogos Olímpicos de Munique de 1972. Foi inaugurado 3 meses antes dos Jogos, em uma partida da seleção alemã contra a União Soviética. Foi palco também de grandes finais, como, da Copa do Mundo de 1974, vitória dos alemães em cima da Holanda de Cruiff por 2 a 1; final da Euro-88, com vitória dos holandeses sobre a União Soviética por 2 a 0; e de 3 finais de Champions League, em 1979 (Nottingham Forest Campeão), 1993 (Olympique de Marselha Campeão), e 1997 (Borussia Dortmund Campeão). Desde 2005, com a inauguração da Allianz Arena, não recebe mais os jogos do Bayern de Munique e do Munique 1860. Infelizmente, pois para mim o Olímpico de Munique é um dos mais belos estádios do mundo.

Brasil Copa do Mundo do México 1970



Brasil - Preparação Copa do Mundo de 1970


Em pé: Rogério (Olheiro), Cláudio Coutinho (Prep. Físico), Parreira (Prep. Físico), Félix, Joel, Leão, Fontana, Brito, Clodoaldo, Zagallo e Admildo Chirol (Prep. Físico);
Agachados: Mário Américo (Massag.), Rivellino, Carlos Alberto Torres, Baldocchi, Piazza, Everaldo, Paulo César Caju, Tostão, Marco Antônio e Ado;
Sentados: Edu, Zé Maria, Dadá Maravilha, Gérson, Roberto, Jairzinho, Pelé e Nocaute Jack (Massag.).

Talvez a mais linda foto de meu arquivo. A seleção brasileira em sua preparação para a Copa de 70, já em terras mexicanas. Maravilhosa equipe que encantou o mundo todo com lindos gols, partidas inesquecíveis e um futebol quase inigualável.

Foto: desenvolvimento.miltonneves.com.br

Liverpool Campeão Inglês 1979-80


Liverpool Campeão Inglês 1979-80

Elenco do Liverpool Campeão Inglês da temporada 1979-80, e que na temporada seguinte (1980-81) levou a Champions League pra casa, batendo o poderoso Real Madrid por 1 a 0 no Parc des Princes, em Paris