sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil 0 x 0 Portugal


Brasil 0 x 0 Portugal

Jogo difícil... até mais do que muita gente imaginava. Brasil e Portugal fizeram uma boa partida, apesar das jogadas duras, de ambas as partes.

A seleção brasileira dominou praticamente todo o primeiro tempo, tendo maior posse de bola e chegando duas vezes com perigo à meta portuguesa. E mesmo conseguindo chegar à frente, ficou claro mais uma vez, a velha dificuldade brasileira na armação de jogadas contra equipes retrancadas. O Brasil mostrou uma clara dependência de Kaká e Robinho, que são jogadores que se movimentam e procuram pela bola a todo momento. Me lembrei mais uma vez do quanto Dunga ERROU ao deixar Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho em sua casas, apenas assistindo ao Mundial, pois são meias que "verticalizam" as jogadas, e procuram sempre deixar os companheiros em boas condições de marcar.

Portugal, por sua vez, não se incomodava nem um pouco com esse "domínio brasileiro", pois logo ficou visível que isso fazia parte de sua estratégia. E essa forma de jogo da seleção portuguesa se mostrou eficiente no lance em que Juan tomou seu cartão amarelo, pois o "gajo" Cristiano Ronaldo ficaria frente a frente com o goleiro Júlio César, em contra-ataque luso.

Nilmar (surpresa na escalação no lugar de Robinho), mostrou que pode ser útil a seleção no decorrer da Copa, já Júlio Baptista, deixou o torcedor brasileiro preocupado, pois não conseguiu jogar e pouco apareceu nas jogadas de ataque. Júlio Baptista este, que foi o responsável por me voltar novamente contra nosso treinador, que demorou e muito para tirá-lo de campo.

No segundo tempo, Portugal melhorou e disputou a partida de igual para igual, se lançando ao ataque, e deixando de lado a retranca "ferrenha" da primeira etapa. Nos deu um susto em mais um contra-ataque puxado por Cristiano Ronaldo, que diga se de passagem, pode não ter sido brilhante, mas mostrou maturidade e a todo tempo momento procurou jogo, incomodando e muito a zaga brasileira e sendo inclusive o melhor em campo, segundo a FIFA.

Notas do Brasil:

Júlio César - 6,5: Nas duas oportunidades em que foi exigido mostrou segurança. O maior susto que deu foi a imagem das cintas presas em sua cintura.

Maicon - 7: Muito acionado, subiu muito ataque, sendo novamente a principal opção de ataque da seleção.

Lúcio - 7,5: Como Lúcio melhorou se futebol!!! Tem jogado muita bola. Apesar de ter tido muito trabalho com Cristiano Ronaldo, quase sempre se saiu bem. E além disso, foi o principal armador da seleção! (Néééé Dunga!!!)

Juan - 6: Não foi tão bem quanto seu companheiro de zaga, dando um susto nos torcedores em um domínio perigoso dentro da área brasileira.

Michel Bastos - 5: Completamente apagado, praticamente não subiu ao ataque. Um pouco por realmente ter jogado mal, e também por não ter alguém com quem jogar ao seu lado.

Gilberto Silva - 6: Boa partida, pouco apareceu pra torcida. Porém, precisa sair mais com a bola dominada, se não nosso capitao Lúcio não para de subir ao ataque.

Felipe Melo - 4,5: Estava se saindo bem até cair na besteira de cometer a falta que originou o cartão amarelo. Saiu do jogo um pouco "queimado" com Dunga, e pra piorar, machucado. Talvez não jogue a próxima partida.

(Josué) - 6: Atuaçao discreta. Só errou um passe, já no final da partida.

Daniel Alvez - 6,5: Muuuito melhor do que contra a Costa do Marfim. Foi o único a aparecer nos momentos em que a seleção pecou pela falta de movimentação.

Júlio Baptista - 4,5: Talvez tenha mostrado a Dunga que não é boa opção para uma Copa do Mundo. Não jogou, deixando a seleção sem meio-campo.

(Ramires) - 5,5: Tem uma "alegria" nas pernas; Corre demais esse rapaz. Esse sim, sempre é boa solução.

Nilmar - 6: Bom primeiro tempo, guerreiro, sempre acredita até o fim, em todas as jogadas; E foi assim que quase marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo.

Luís Fabiano - 5,5: Na única oportunidade que teve, fez tudo certinho; Mas por "capricho" do destino, a bola saiu triscando a trave. Foi prejudicado pela falta de um jogador de armação.

Grafite - 5: Quase não tocou na bola; sem tempo para mostrar algo de bom e de ruim.


BRASIL 0 x 0 PORTUGAL

Brasil: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto SIlva, Felipe Melo (Josué), Daniel Alves e Julio Baptista (Ramires); Nilmar e Luis Fabiano (Grafite). Técnico: Dunga

Portugal: Eduardo, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Tiago, Danny, Raul Meireles (Veloso), Duda (Simão); Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlos Queiroz

Cartões amarelos: Duda, Tiago, Pepe, Coentrão (Portugal); Luis Fabiano, Juan, Felipe Melo (Brasil).


Estádio: Moses Mabhida (em Durban).
Data: 25/06/2010
Árbitro: Benito Archundia (MEX). Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Hector Vergara (CAN). Público: 62.712.



Um comentário:

  1. Olá, achei seu blog interessante. Também tenho um blog relativo a futebol (paixaomundialfutebol.blogspot.com). Se estiver interessado em uma parceria... estamos aqui. Continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir